Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai
Ortopedia - Traumatologia - Coluna Vertebral

Endoscopia de Coluna Vertebral

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Neste artigo vamos conversar um pouco sobre o básico sobre a endoscopia de coluna vertebral.

A cirurgia endoscópica é aquela realizada através de pequenas aberturas no corpo. O cirurgião consegue ver o local a ser operado graças a pequenas câmeras que são introduzidas por estes portais.

Este tipo de cirurgia já existe há muito tempo. São usadas para cirurgias abdominais, por exemplo, para cirurgias de vesícula ou de apendicite. Quando a endoscopia é realizada no abdomen, ela é chamada de laparoscopia.

Também em ortopedia são comuns as artroscopias, que são cirurgias endoscópicas realizadas dentro de articulações. Dentre estas podemos destacar as realizadas em ombros e joelhos, cirurgias muito comuns.

Para a coluna a cirurgia endoscópica já existe há muitos anos, mas somente em 2021 ela entrou para o rol de procedimentos obrigatórios que os planos de saúde devem cobrir. Esta determinação vem de uma agência do governo chamada ANS, que quer dizer Agência Nacional de Saúde Suplementar. É a ANS que determina que tratamentos são de cobertura obrigatória pelos planos de saúde no Brasil.

Para a coluna podem ser feitos diversos procedimentos por via endoscópica, sendo o mais comum sem dúvida a cirurgia para retirada de hérnia de disco.

As principais vantagens da cirurgia endoscópica e relação às cirurgias tradicionais para coluna são: recuperação mais rápida, menos dor pós-operatória, menor tempo de internação.

Apesar de ter menor chance de complicações, estas também podem acontecer nas cirurgias endoscópicas. E são praticamente as mesmas possíveis de acontecer com as cirurgias tradicionais.

Nem todos os problemas de coluna podem ser tratados por endoscopia. É necessário conversar com seu médico especialista para saber se seu tratamento pode ser feito desta forma.

E, claro, tudo isto também depende da experiência da equipe que vai realizar a cirurgia.

No video abaixo explico um pouco melhor como são os instrumentos e os passos de uma endoscopia de coluna. Clique e confira! E não esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no meu Canal do YouTube.