cirurgia de coluna pós operatório

Cirurgia de coluna: Pós-operatório

Este artigo e vídeo é para falar sobre o pós-operatório. Falei em outros artigos e vídeos sobre os pré-operatórios, o centro cirúrgico e início da cirurgia. Hoje vamos falar do final da cirurgia. Não falei das cirurgias de coluna porque exitem muitos tipos, então, pretendo falar de cada tipo num vídeo e texto diferentes, para não ficar muito longo.

Logo após a cirurgia

Em geral logo após a cirurgia, o paciente fica algumas horas numa sala de recuperação de anestesia, antes de retornar ao seu quarto no hospital. Entretanto, existem casos especiais. Em casos de pacientes com outros problemas de saúde, idade avançada ou cirurgias muito grandes, é possível que o paciente saia da cirurgia e vá para uma UTI, mesmo se a cirurgia não tiver tido complicações. Isso por prevenção, para maior vigilância nas primeiras horas.

Depois, em geral, o paciente vai descansar e se alimentar.

Início da reabilitação

É sempre bom lembrar que o final de uma cirurgia de coluna não significa que o tratamento chegou ao fim. Existe uma longa reabilitação, cuja participação do paciente é importantíssima.

Nos primeiros dias após a cirurgia, ainda no hospital, além dos médicos, há toda uma equipe de fisioterapia, enfermagem e nutrição para ajudar na recuperação. Às vezes até são necessários outros especialistas. É muito importante que o paciente siga todas as orientações de todos esses profissionais, porque todos estão com o objetivo de sucesso do tratamento.

Depois da alta hospitalar

Depois que o paciente sai do hospital deverá seguir todas as orientações passadas pelo médico quanto às atividades que pode ou não pode fazer, alimentação e medicações. Cuidados com a ferida operatória. Também deverá seguir as orientações da equipe de enfermagem e fisioterapia, para melhor possibilidade de sucesso do tratamento.

O retorno com o médico deverá ser de acordo com a orientação dele. Então, nas consultas que acontecerão depois, o médico vai guiando o paciente para fazer outras atividades e tratamentos, cada vez mais complexos: tratamentos de postura, de dor, atividades físicas… Tudo ao seu tempo!

Complicações

Caso em casa o paciente ache que está acontecendo alguma coisa errada, se não conseguir falar com seu médico, ou retornar ao consultório de uma maneira rápida, o recomendado é que volte ao hospital onde foi operado, via Pronto-socorro, para uma reavaliação mais rápida.

 

No video falo um pouco sobre esses aspectos todos.

 

Assita outros vídeos no meu Canal do Youtube: Saúde da Coluna

Acesse minhas outras redes sociais, telefone, endereço ou mensagens na Página Inicial

Para compartilhar esse texto com os amigos e conhecidos, use os links no final desta página.

Até a próxima!

 

Compartilhe nas suas redes:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Envie o seu comentário:

Rua Cubatão, 86 – conjunto 1104 – Vila Mariana – São Paulo – CEP: 04013-000