OU PELOS TELEFONES: 

(11) 3889-9750 /  (11) 3889-8468

Obs.: Planos e convênios atendidos serão confirmados por telefone

Ortopedia ou Neurocirurgia?

Existe uma dúvida que muitas pessoas tem. Vejo muito isso nos foruns de coluna e hérnia de disco que participo no facebook e internet.

Ambos os especialistas tratam da coluna. E tratam bem. Mas possuem treinamento e portanto pontos de vista diferentes. Ambos fazem seis anos de graduação em Medicina e depois escolhem, e começam suas residências médicas, em Neurocirurgia ou Ortopedia. É na residência médica que o médico se especializa, pois passa a tratar principalmente de um sistema do organismo.

A Neurocirurgia

A neurocirurgia é a especialidade que trata dos problemas cirúrgicos do sistema nervoso. O sistema nervoso é formado pelo cérebro, o cerebelo, a ponte, o bulbo, a medula e os nervos periféricos. Então, problemas nestas estruturas são a especialidade do neurocirurgião, incluindo aí tumores, problemas infecciosos e vasculares. O treinamento na residência médica dura 5 anos.

A Ortopedia

A ortopedia trata dos problemas e da saúde de todo o aparelho locomotor, principalmente, mas não somente, os cirúrgicos. Então, engloba, além da coluna vertebral, os ombros, cotovelos, braços, antebraços, mãos, quadris, joelhos, pernas, pés. Os problemas nessas estruturas podem ser deformidades, alterações degenerativas (os famosos desgastes) ou os traumas (fraturas, entorses, contusões).

A residência médica de ortopedia dura três anos, mas se o ortopedista quer ser especialista de coluna, precisa de mais dois anos de treinamento específico.

Qual o melhor especialista?

Entre os problemas de coluna, a maioria deles podem ser muito bem tratados tanto por ortopedistas quanto por neurocirurgiões. Hérnias de disco, estenoses, dores… podem ser tratados por ambos. Mas existem problemas que são melhor tratados por uns do que pelos outros.

Se o problema for na medula, por exemplo, tumores, siringomielia, mielomeningocele, etc… o especialista certo é o neurocirurgião.

Se for uma deformidade como escolioses, tumores ou malformações ósseas, ou fraturas: melhor procurar um ortopedista.

A Sociedade Brasileira de Coluna

Essa sociedade foi criada primeiramente por ortopedistas, mas hoje engloba também muitos neurocirurgiões. Para entrar na sociedade o Ortopedista ou o Neurocirurgião devem cumprir alguns critérios, como no mínimo dois anos de treinamento específico, provas teóricas, prova oral e prática. O fato de o médico fazer parte da SBC é um fator a mais para garantir o melhor tratamento possível para os pacientes com problemas de coluna.

Confira se seu médico faz parte desta sociedade através do site: http://portalsbc.org/

 

Assita ao vídeo no qual eu falo sobre isso abaixo.

Depois podem deixar comentários no final da página. E compartilhem as informações com os amigos!!!

Para outros vídeos visitem meu canal do YouTube

E visitem o restante da página, cheia de outras informações: Saúde da Coluna

MUITO OBRIGADO!!

 

 

Compartilhe nas suas redes:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Envie o seu comentário:

Rua Cubatão, 86 – conjunto 1104 – Vila Mariana – São Paulo – CEP: 04013-000