Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai
Ortopedista - Tratamento da Coluna Vertebral

CRM/SP: 100.663 - RQE 72.862

Hérnia de disco

O que é hérnia de disco? Nosso corpo chamamos de hérnia quando alguma coisa “sai do lugar”. Assim, temos as hérnias inguinais, na virilha, as hérnias de umbigo, as hérnias de hiato.

As hérnias de disco acontecem quando uma parte do disco intervertebral sai do lugar. E este fragmento pode causar dor, especialmente se ele vai de encontro e “pinça” algum nervo que esteja saindo da coluna.

Sintomas

Os sintomas de uma hérnia de disco dependem de seu tipo, seu tamanho e sua localização. Elas podem causar dor na coluna cervical, torácica ou lombar. E, quando pinçam alguma raiz de nervo, podem causar dores irradiadas. As dores irradiadas podem ser sentidas nos braços, nas pernas, no tórax ou no abdomen.

A dor ciática, por exemplo, acontece quando uma hérnia de disco na região da coluna lombar comprime uma das raízes do nervo ciático.

Tratamento

A princípio o tratamento da hérnia de disco é um tratamento não cirúrgico. Mas isso vai depender do que estiver causando. Existem caos em que a apresentação é tão grave que o recomendado é fazer uma cirurgia o mais brevemente possível. Um caso assim seria por exemplo a síndrome da cauda equina, em que há perda de controle da urina, além de outros sintomas neurológicos. Isto pode deixar sequelas.

Em outras situações o tratamento poderá ser com medicações, fisioterapia, acuputura, RPG, quiropraxia. 

Melhorando a dor, o tratamento deverá depois passar por fortalecimento das estruturas da coluna, com diversos tipos de exercícios, que são adaptados para cada tipo de pessoa. Assim podem ser recomendados natação, hidroginástica, Pilates. Até uma musculação bem orientada poderá trazer muitos benefícios.

A cirurgia para hérnia de disco pode ser de vários tipos, mas o principal de qualquer um desses tipos é aliviar a compressão que o fragmento de disco que se deslocou está fazendo sobre alguma estrutura nervosa.

Abaixo deixo um vídeo do meu canal do YouTube (Saúde da Coluna) onde falo um pouco mais sobre este problema.

Todos os direitos reservados – Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai – CRM/SP 100.663 – RQE 72.862 – 2019