Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai
Ortopedista - Tratamento da Coluna Vertebral

CRM/SP: 100.663 - RQE 72.862

Estenose do Canal Lombar

A estenose de canal lombar é caracterizada por um estreitamento do canal medular. É neste canal por onde passam as estruturas nervosas dentro da coluna. Isso pode ocorrer geralmente por alterações degenerativas, com espessamento de ligamentos, cápsulas de articulações, artrose, abaulamentos discais, dentre outras. Na região lombar as estruturas nervosas são aquelas responsáveis por controlar os movimentos e a sensibilidade das pernas. Assim, um problema que cause compressão desses nervos pode causar dor, fraqueza e até paralisias nos membros inferiores. Isso além da dor lombar.

O quadro típico consiste na claudicação intermitente, onde a pessoa acometida consegue andar cada vez menores distâncias, pois a dor a força a parar para descansar. Isso causa uma série de paradas no caminho do paciente, que tem sua qualidade de vida muito afetada.

O diagnóstico é feito pela história da claudicação. Descarta-se problemas vasculares que podem dar sintomas muito parecidos. Os exames indicados para diagnóstico da estenose do canal são a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada de coluna lombar. Isto porque pois são estes exames que nos possibilitam ver dentro do canal vertebral. Então é possível verificar o quando as estruturas estão comprimidas.

O tratamento inicial sempre engloba tratamentos conservadores, como as medicações, fisioterapia, acupuntura, rpg, etc. Na falha desses tratamentos poderá ser necessária uma intervenção cirúrgica. Então planeja-se um procedimento de descompressão do canal medular. Isto possibilitará que as estruturas neurológicas possas se recuperar. Eventualmente é necessário também fazer o procedimento de artrodese.

Abaixo um vídeo onde falo um pouco sobre este problema.

Assitam, curtam, deixem comentários, se inscrevam no canal e compartilhem as informações com aquelas pessoas que vocês acham que possam aproveitar.

Abraço!!

Todos os direitos reservados – Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai – CRM/SP 100.663 – RQE 72.862 – 2019