Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai
Ortopedista - Tratamento da Coluna Vertebral

CRM/SP: 100.663 - RQE 72.862

escoliose

Escoliose

A escoliose é um dos problemas que podem afetar a postura da nossa coluna vertebral. Esta é definida como um desvio para o lado direito ou esquerdo. Mas, na verdade, o desvio é complexo, incluindo rotações das vértebras da coluna vertebral.

Existem diversos tipos de escoliose.

A escoliose congênita é presente logo ao nascimento, por malformação óssea de uma ou mais vértebras.

Existem as escolioses causadas por doenças ósteo-musculares, por exemplo, as devidas a fraqueza muscular ou paralisias. Também existem aquelas escolioses deviadas à desgastes da coluna, que aparecem em idades mais avançadas.

Grande parte das escolioses são chamadas de idiopáticas, e não tem uma causa conhecida. Podem aparecer na infância ou na adolescência, e o tratamento vai depender de diversos fatores.

Dependendo do grau de curvatura, do tipo de escoliose e do grau de maturidade do paciente, pode ser necessário diferentes tratamentos. Então, desde exercícios posturais e recomendação de certos esportes, passando por indicação de uso de coletes (quando o paciente ainda está em fase de crescimento) até mesmo a cirurgias em casos mais graves.

As cirurgias de escoliose são bastante grandes, e precisam ser cuidadosamente planejadas É necessário bastante esclarecimento do médico para com o paciente e sua família, pois existe chances de complicações.

Mas, numa cirurgia bem indicada, em que todos os cuidados são tomados, a chance de sucesso é grande e a satisfação com o resultado também terá uma grande chance de acontecer.

Abaixo deixo um link do meu Canal do Youtube – Saúde da Coluna, onde falo um pouco mais sobre este assunto.

Não deixe de assitir, curtir o vídeo e seguir o Canal!

Até a próxima!

 

 

Todos os direitos reservados – Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai – CRM/SP 100.663 – RQE 72.862 – 2019