Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai
Ortopedista - Tratamento da Coluna Vertebral

CRM/SP: 100.663 - RQE 72.862

Discectomias

As discectomias são tipos de cirurgias, utilizadas para tratamento de hérnias de disco.

São utilizadas quando não há boa resposta do tratamento do paciente com uso de medidas conservadoras, como fisioterapia, rpg, acupuntura, quiropraxia ou medicações. Ou em casos de urgência, como a Síndrome da Cauda Equina.

Existem vários tipos de discectomias, que podem ser abertas, minimamente invasivas, percutâneas ou até por endoscopia. E essas discectomias podem ser combinadas, ou não, com outro tipo de cirurgia: as artrodeses.

Basicamente a discectomia serve para retirar a parte do disco intervertebral que está causando compressão de uma raiz nervosa. Essa compressão pode estar causando dores, como por exemplo a dor no nervo ciático. A retirada do fragmento do disco que está causando a compressão pode trazer alívio a essas dores.

Porém, a cirurgia só abre espaço para que a raiz nervosa se recupere sozinha. Isto porque esta cirurgia não mexe na parte neurológica diretamente. Então, se a compressão foi grave ou permaneceu durante muito tempo, eventualmente a discectomia pode não trazer alívio completo da dor.

 

No vídeo abaixo falo um pouco sobre este problema.

Todos os direitos reservados – Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai – CRM/SP 100.663 – RQE 72.862 – 2019