Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai
Ortopedista - Tratamento da Coluna Vertebral

CRM/SP: 100.663 - RQE 72.862

Discectomia percutânea

Discectomia percutânea

A discetomia percutânea é um tipo de cirurgia para hérnia de disco. As cirurgias de hérnia de disco podem ser de vários tipos. Existem as cirurgias abertas, e as minimamente invasivas.

As cirurgias minimamente invasivas podem ser desde as chamadas mini-open (com incisões de cerca de 2cm), endoscópicas ou percutâneas.

Nas cirurgias percutâneas o instrumental é posicionado dentro do disco com hérnia, através de parâmetros anatômicos e imagens de radioscopia. Portanto, o disco e a coluna não são vistos diretamente.

É um tratamento que serve para hérnias contidas, onde não houve lesão do ânulo fibroso do disco intervertebral. Ou seja, as protusões discais que causam alguma compressão de alguma raiz nervosa.

Se a hérnia é extrusa, ou sequestrada, o tratamento percutâneo não é indicado.

A cirurgia percutânea da hérnia de disco é muito pouco traumática, e o paciente se recupera muito mais rapidamente que nas cirurgias tradicionais. Existe sempre a chance de ocorrerem complicações, mas são mais raras. Dentre as complicações estão as infecções, as lesões de meninge e de raiz nervosa, além de outras ainda mais raras, como lesões de órgãos abdominais, hematomas, etc.

Portanto, converse com seu médico sobre as possibilidades de se fazer cirurgias minimamente invasivas para seu problema de coluna. Sempre que possível estas técnicas podem trazer grande vantagem ao paciente, com menos dor, menor tempo de internação e recuperação.

Abaixo deixo um link do meu Canal do Youtube – Saúde da Coluna, onde falo um pouco mais sobre este assunto.

Não deixe de assitir, curtir o vídeo e seguir o Canal!

Até a próxima!

 

 

Todos os direitos reservados – Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai – CRM/SP 100.663 – RQE 72.862 – 2019