Cirurgia de coluna

Este será o primeiro artigo de uma série que eu pretendo fazer sobre cirurgia de coluna. Este assunto levanta muitas dúvidas e medos nos pacientes, então proponho fazer um pouco de esclarecimento com informação.

Portanto, este primeiro artigo tratará resumidamente de aspectos pré-operatórios.

Fase pré-operatória

Como falado em artigo anterior sobre segurança do paciente, é nesta fase, antes da cirurgia, que todas as dúvidas deveriam ser sanadas. Informações sobre as possíveis opções de tratamento, e de não tratamento da doença devem ser passadas detalhadamente e em linguagem simples para o paciente. Então ele poderá decidir se quer ou não os tratamentos.

É preciso também explicar todas as complicações possíveis ao paciente. As complicações gerais, que podem ocorrer em qualquer tipo de cirurgia, como sangramentos, má cicatrização ou infecções por exemplo. Daí explicar as complicações específicas da cirurgia de coluna, como as lesões de raízes nervosas, da medula ou das meninges. E além disso explicar que podem ocorrer raras complicações inesperadas e imprevisíveis.

Em cirurgias de coluna existe muitas vezes a necessidade de utilização de materiais de implante. Estes também podem causar complicações, raras, como solturas ou quebras.

Exames pré-operatórios

A função dos exames pré-operatórios é a de diminuir a chance de ocorrência de complicações durante a cirurgia. Então exames gerais como hemograma, coagulograma, função renal e glicemia, eletrocardiograma, radiografia de tórax, ou outros, podem ser solicitados nesta fase. Talvez também o médico procure atualizar pela mais uma vez as imagens da coluna. Dependendo das condições do paciente, o médico que realizará a cirurgia pedirá nesta fase a avaliação de outros colegas especialistas, como cardiologistas, pneumologistas, pediatras, ou outros.

Não há garantia de sucesso!

O médico deverá explicar que, como qualquer tratamento, não há garantia de sucesso em relação da cura da doença. O médico sempre procurará o sucesso de 100% junto ao seu paciente, mas nem sempre conseguirá, por razões muitas vezes desconhecidas.

O importante é que os melhores métodos sempre sejam utilizados a favor do paciente.

 

 

Meus contatos: CLIQUE AQUI

Obrigado!

Compartilhe nas suas redes:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Envie o seu comentário:

Rua Cubatão, 86 – conjunto 1104 – Vila Mariana – São Paulo – CEP: 04130-000