centro cirúrgico

Centro cirúrgico

Olá! Este artigo é para explicar um pouco, bem resumidamente, como é o funcionamento de um centro cirúrgico. Uma continuação dos outrso vídeos que eu fiz sobre cirurgia de coluna (preparos pré-operatórios e início das cirurgias).

Isso para poder desmistificar o local, e diminuir a ansiedade das pessoas que estão neste momento se programando para fazer alguma cirurgia.

Roupas

Os médicos, enfermeiros, instrumentadores e outros auxiliaes que trabalham dentro do centro cirúrgico trocam suas roupas. Isso por duas razões: primeiro porque as roupas do dia a dia podem carregar bactérias e outros germes da rua, das casas, dos consultórios diretamente para o hospital, e o contrário também. Imagine que um médico poderia levar todas as bactérias e germes do centro cirúrgico para dentro de sua própria casa. Isso não é desejável, então, este é o segundo motivo para a troca das roupas.

As roupas podem ser feitas de diversos tecidos, mas resistentes às altas temperaturas que são submetidas na hora das lavagens.

Em alguns hospitais os médicos, enfermeiros, auxiliares, instrumentadores usam cores diferentes. Isso somente serve para a rápida identificação das pessoas. Para a cirurgia em si as cores das roupas não tem nenhum impacto. Mas, nunca são roupas brancas.

Também pelo motivo de carregar germes as pessoas que trabalham em centro cirúrgico devem tirar adornos, ou seja, pulseiras, colares, relógios, anéis e alianças, etc.

 

Equipamentos

Os principais equipamentos que encontramos dentro de uma sala cirúrgica são o “carrinho” de anestesia, onde se encontram tudo o que o médico anestesista precisa para trabalhar. Então lá estarão medicações, monitores, controles, materiais, etc.

Tão importante quanto é a mesa de cirurgia, onde o paciente estará deitado para  que a cirurgia se realize. Dependendo do tipo de cirurgia a mesa será de um tipo, e o paciente estará em uma posição diferente. Por exemplo, a posição e a mesa par uma cirurgia ortopédica de coluna é totalmente diferente de quando uma paciente vai fazer uma cirurgia ginecológica.

 

Instrumentos

Existem diversos tipos de cirurgias, e também por isso diversos tipos de instrumentos diferentes que serão utilizados. Quem fica responsável por arrumar todo o instrumental ou é um  instrumentador. Então nos casos de cirurgias de coluna, que são as que faço com maior frequência, além dos instrumentos, são necessário muitas vezes implantes. Os implantes podem ser desde próteses, parafusos, hastes, placas, “cages”. E todos feitos de materiais especiais e tudo esterilizado dentro das melhores condições.

 

Vejam meu vídeo sobre o tema e visitem meu canal no Youtube (CLIQUE AQUI)

Compartilhe nas suas redes:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Envie o seu comentário:

Rua Cubatão, 86 – conjunto 1104 – Vila Mariana – São Paulo – CEP: 04013-000