Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai
Ortopedista - Tratamento da Coluna Vertebral

CRM/SP: 100.663 - RQE 72.862

bico de papagaio

O que são bicos de papagaio?

Bico de papagaio na verdade é um apelido que damos a algumas alterações de imagens de coluna. Essas alterações se chamam osteófitos. Nos exames de imagens, em especial nas radiografias, os osteófitos ficam parecidos com bicos de papagaio, por isso esse nome. Os osteófitos são sinais de artrose.

Os osteófitos aparecem com as alterações de desgaste da coluna. Assim, nossa coluna possui várias estruturas, além dos ossos e dos discos. Por eexemplo, há componentes articulares, ligamentos, nervos e músculos.

Todas estas estruturas visam manter a coluna estável, com movimentos harmônicos.

No decorrer da vida estas estruturas vão perdendo as suas resistências, e aos poucos a coluna vai ficando mais instável. Logo, isso causa pequenas lesões, que causam dor. Os osteófitos, na verdade, são tentativas do organismo em tentar estabilizar novamente a coluna, tornando os ossos mais “largos”.

Os osteófitos, ou seja, os bicos de papagaio, na verdade não são as causas de dor. Então a causa de dor, nestes casos, se deve a microlesões causadas por instabilidades da coluna. Além disso algumas lesões inclusive podem evoluir para hérnias de disco.

O que devemos fazer?

Então o melhor é tentar deixar a coluna estável, o maior tempo possível. Isso se faz através de exercícios, moderados e reguralres. O tipo de exercício ideal varia para cada pessoa, considerando peso, idade, sexo e outros problemas de saúde.

Portanto, o médico é que poderá discutir e analisar junto com o paciente qual seria o melhor meio de exercitar a coluna a ponto de estabilizá-la e aliviar as dores.

Abaixo deixo um link do meu Canal do Youtube – Saúde da Coluna, onde falo um pouco mais sobre este assunto.

Não deixe de assitir, curtir o vídeo e seguir o Canal!

Até a próxima!

 

Todos os direitos reservados – Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai – CRM/SP 100.663 – RQE 72.862 – 2019