Os animais vertebrados.

Incrível como a coluna vertebral é muito parecida em toda a natureza, dentre os animais vertebrados. Incluem-se neste grupo os peixes, os anfíbios, répteis, aves e mamíferos!!

A evolução dos animais, com ápice nos humanos, nos mostra isso quando analisamos os esqueletos dos animais.

Mesmo em animais já extintos, como os dinossauros, que viveram mais de 60 milhões de anos atrás, encontramos semelhantes.

Aqui conseguimos analisar a evolução desta estrutura, a coluna vertebral, que se adaptou a animais terrestres e marinhos. A coluna também evoluiu nos animais que nadam, os que andam, os que rastejam e os que voam. Todos com a colhna muito semelhante!!

A coluna vertebral humana.

Só a coluna humana dói e dá problemas? Não. Mas claro que são os humanos que aprenderam a como reclamar das dores, pesquisar e descobrir as razões para isso.

Na verdade, nossa coluna costuma dar muito problema porque está ainda até hoje pouco adaptada a estar na posição “em pé”. Evoluimos de um forma relativamente rápida demais desde a postura dos macacos (que viviam mais tempo pendurados em árvores ou no chão, em geral nas quatro patas) até chegar na nossa postura.

Além disso, de todos os animais, do ponto de vista postural, os humanos são os que mais “judiam” de suas colunas, por asumirem posições incômodas durante muito tempo (no trabalho, por exemplo). Também é o grupo na natureza que vem se exercitando cada vez menos, por conta da vida moderna que construímos.

Por hoje é só. Na próxima semana retornaremos com os textos e artigos com vídeos.

Podem comentar e compartilhar esse texto na parte inferior aqui desta página.

Ou madar sugestões, dúvidas ou mensagens para a página de contato (Página de contatos – CLIQUE AQUI).

Compartilhe nas suas redes:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Envie o seu comentário:

Rua Cubatão, 86 – conjunto 1104 – Vila Mariana – São Paulo – CEP: 04013-000